A Bíblia é como uma fonte para a oração. Orar com a Palavra de Deus significa utilizar as palavras e os acontecimentos bíblicos na própria oração.
Não podemos "ler" imagens e textos sagrados como lemos um jornal que não nos diz diretamente respeito. Devemos contemplá-los, isto é, elevar o nosso coração a Deus e dizer-Lhe que, neste momento estamos totalmente abertos ao que Ele nos quer transmitir através do texto lido ou da imagem observada. Além da Sagrada Escritura, há muitos textos apropriados para esse tipo de oração, reflexiva. Pois levam-nos a Deus.
Na Meditação, o cristão procura a tranquilidade, para fazer a experiência da proximidade de Deus e encontra a paz na Sua presença. Ele espera sentir a Sua presença como um imerecido dom da graça, portanto, ele não a acolhe como um produto garantido de uma determinada técnica meditativa.
A meditação pode ser uma importante ajuda tanto para a fé como para o fortalecimento e amadurecimento da pessoa humana. As técnicas que prometem uma experiência de Deus ou até mesmo uma união espiritual com Ele são um engano. Para a contemplação são necessários tempo, determinação e sobretudo, um coração puro.
É a entrega humilde e pobre de uma criatura que, deixando cair todas as máscaras, crê no amor e procura o seu Deus de todo o coração, com sua própria alma, com sua própria palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário